Petecão elogia população acreana pela escolha do fuso

O senador eleito Sérgio Petecão (PMN) elogiou nesta quarta-feira, 10, em Brasília, o comportamento da população acreana  em relação à realização do referendo do fuso horário em todo o Estado,no último dia 31 de outubro. Pelo resultado, 56,77% da população optou pelo  retorno do antigo horário ( duas horas a menos em relação a Brasília). 

Para Petecão a população mais uma vez demonstrou  sabedoria e extremo senso  prático com escolha, já que foi a  mais atingida com a  modificação do fuso. Para ele, no entanto, o mais importante é que foi a própria população que escolheu livremente o horário  em que prefere viver e trabalhar."Mais uma vez foi demonstrado que a liberdade de escolha  deve ser respeitada em toda sua dimensão. E o referendo provou que é a forma mais direta de se exercer a democracia", disse.

Petecão, aliás, foi o único aliado do deputado Flaviano Melo(PMDB), autor do projeto de referendo, no esforço para a aprovação da matéria e realização da consulta. Ele e Flaviano tiveram, ao longo do ano passado, de enfrentar a bancada do PT acreano e nacional que , na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, formou um grupo compacto contra a realização do referendo. 

"Como se já não bastasse o Acre ter de aceitar o novo fuso da Lei 11.662 sem qualquer consulta, o PT não admitia qualquer discussão da lei. Mesmo contra a grande maioria da população". Petecão e Flaviano conseguiram, finalmente, que o projeto fosse considerado urgente e votado em plenário. Depois de muita conversa e  articulação, a maioria dos  parlamentares finalmente votou pela aprovação.

De acordo com Petecão, a questão do fuso foi muito além do aspecto político. "Não adianta querer  mudar a geografia por decreto. A mudança de fuso imposta sem consulta foi o maior fiasco".De fato, a mudança de menos uma hora em relação a Brasília obrigou a população a mudar de hábitos e costumes arraigados há décadas. E  colocou o Acre num eterno horário de verão. A começar pelas crianças, obrigadas a sair para a escola ainda de madrugada, sem a necessária luz do dia. 

"Sem falar que o problema se agrava nos municípios do Alto Juruá, que pela localização geográfica já exige outro fuso, além do extinto". Petecão lembrou ainda que o referendo acreano foi pioneiro na consulta popular em todo o país, "e deve servir de modelo para o resto do Brasil. Mais uma vez o Acre sai na frente e deixa exemplo de democracia e liberdade".