Brasiléia ficará cerca de 10 dias sem abastecimento de água


Gerente do Deas em Brasiléia, Araújo, "a população terá que economizar a partir de hoje". Foto: Alexandre Lima
Gerente do Deas em Brasiléia, Araújo, "a população terá que economizar a partir de hoje". Foto: Alexandre Lima
A notícia não poderia ser pior. Pela primeira vez na historia da cidade, os munícipes terão que racionar água ao extremo por cerca de dez dias. O DEAS - Departamento Estadual de Água e Saneamento – da cidade de Brasiléia comunicou oficialmente a notícia na manha desta sexta-feira, dia 12.

O motivo do não abastecimento, será em decorrência da reforma e ampliação da principal estação de tratamento de água que abastece toda a cidade de Brasiléia. A atual, está apresentando problemas estruturais e precisa de manutenção urgente.

Com capacidade de tratar cerca de 60 litros por segundo, foi reduzido pela metade com a chegada do período de chuva, quando a água do Rio Acre fica barrenta. Segundo o gerente José Araújo, esse transtorno será necessário para que se evite problemas piores futuramente.

Mas, todo esse problema poderia ter sido evitado no período de verão, quando a água do Rio Acre estivesse limpa. Com as duas estações que tem capacidade de tratar a metade da principal, não seria necessário a interrupção total.

Segundo Araújo, a atual será praticamente derrubada por total e reerguida novamente com nova estrutura que tratará da água muito mais rápido. Portanto, toda a população de Brasiléia terá que poupar água que puder até segunda-feira, dia 15.

Finalizando, disse que o abastecimento de hospitais, escolas, delegacias entre outras instituições públicas, serão através de carros pipas de forma organizada. Agora, só resta rezar para São Pedro enviar chuva constante nesse período.

Veja comunicado abaixo.


Fonte: