Ilzamar Mendes diz que apoio a José Serra foi decidido em família

Ela disse que bases políticas e família analisaram o projeto dos dois candidatos em conjunto e optaram pelo melhor.
Ilzamar se mostrou indiferente com as críticas e disse que escolheu o melhor candidato (Fotos: Selmo Melo/Agência ContilNet)
Ilzamar se mostrou indiferente com as críticas e disse que escolheu o melhor candidato (Fotos: Selmo Melo/Agência ContilNet)
A viúva de Chico Mendes, Ilzamar Mendes, durante entrevista coletiva no diretório estadual do PSDB no Acre, resolveu esclarecer algumas questões que estavam causando burburinhos sobre seu posicionamento em favor do candidato tucano a presidência da República, José Serra.

Ilzamar, que até o fim do primeiro turno apoiava Marina Silva, gravou na semana passada, em São Paulo, mensagem de apoio a Serra para o programa eleitoral do candidato, que disputa com Dilma Rousseff (PT) a presidência do Brasil no segundo turno. A aparição foi ao ar no fim de semana, em rede nacional.

Desde então, ela tem sofrido várias críticas por parte da Frente Popular do Acre, que considerou o ato como “ingratidão”, uma vez que Ilzamar possuía uma relação estreita com os representantes da organização política que administra o estado por 12 anos, caminhando para o início de mais quatro.

– Se eu sou ingrata por escolher um projeto que representa melhores condições de vida para esse povo que tanto o Chico (Mendes) defendeu, exercendo meu direito de democracia, é um problema deles – afirmou.

Entre Tião Bocalom e Márcio Bittar, a viúva de Chico Mendes explicou porque escolheu apoiar a oposição no segundo turno da eleição para presidente do Brasil
Entre Tião Bocalom e Márcio Bittar, a viúva de Chico Mendes explicou porque escolheu apoiar a oposição no segundo turno da eleição para presidente do Brasil
Ela disse que a decisão não foi tomada sozinha, pois teve a participação da família e das bases em Xapuri. – Foi uma decisão que surgiu após analisarmos, em conjunto, o projeto e o perfil de cada candidato que restou no segundo turno. Fomos a Xapuri para conversar com as bases. Ficou claro que, para nós, para a segurança do desenvolvimento sustentável do meio ambiente, e principalmente, para a causa dos trabalhadores mais humildes, do povo pobre, que não tem voz e não tem direitos, o Serra é o melhor representante – explicou.

Ilzamar comentou que tem sofrido por causa de ataques feitos a sua família, em particular a seus filhos, que são empregados do governo estadual. E desmentiu que a família Mendes estivesse dividida no apoio político.

 – Estou passando um momento muito difícil porque pessoas atacam principalmente a família, que nós prezamos tanto, passando por cima de valores na tentativa de prejudicar. Meus filhos têm sofrido pressão para ficar contra mim. Não é verdade o que foi divulgado na imprensa nacional que a família está dividida. Nós estamos unidos e vamos permanecer.  A decisão não foi solitária, como já disse – lamentou.

Ela deixou claro que não tem nada contra o senador eleito pelo Acre, Jorge Viana (PT), e o novo governador do estado, Tião Viana (PT). – Não tenho nada para falar mal de Jorge Viana ou Tião Viana. O problema discutido é político. Está na questão de qual dos dois candidatos seria o melhor e para nós esse nome é o do Serra – encerrou.

Ilzamar Mendes disse que os filhos Elenira e Sandino devem participar da programação de visita do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira (21), em Rio Branco.