Jonas, de 'pior atacante do mundo' a artilheiro do Brasileirão

24/09/2010 17h43 - Atualizado em 24/09/2010 18h16

Jonas, de 'pior atacante do mundo' a artilheiro do Brasileirão

Atacante pode ultrapassar o atual técnico da equipe, Renato Gaúcho, na lista dos goleadores históricos do Grêmio

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Jonas GrêmioCom 12 gols, Jonas lidera a artilharia do Brasileirão
(Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)
Dez toques na bola em dez segundos. Tempo suficiente para Jonas concluir três vezes a gol: primeiro, forte disparo de direita defendido por Velásquez; depois, sem ninguém à frente, batida de esquerda na trave; enfim, drible sobre o goleiro, e um inacreditável chute para fora, a poucos centímetros da linha desguarnecida.
Este lance, ocorrido em 11 de março de 2009 no acanhado Estádio La Independencia, da colombiana cidade de Tunja, inspirou a manchete "o pior atacante do mundo". Foi com ela que a versão digital do jornal espanhol Mundo Deportivo apelidou Jonas, no dia seguinte.
Um ano e meio depois, Jonas pouca importância dá ao folclórico episódio. À época, com gol de Souza, o Grêmio venceu o Boyacá Chicó por 1 a 0, pela primeira fase da Taça Libertadores.
Confira a tabela de artilheiros com os vídeos de todos os gols

Agora Jonas é o artilheiro isolado do Brasileirão 2010. São 12 gols na principal competição nacional, sete deles marcados nos sete jogos disputados em setembro. Para o atacante do Grêmio, a ironia da reportagem foi sepultada pelos 31 gols que fez nesta temporada.
- A melhor resposta vem dentro de campo. Eu na época nem me importei. Nem sei que jornal é esse - desdenha.
Em três anos de vai e volta ao Estádio Olímpico, Jonas soma 64 gols em 133 jogos. Hoje ele é o 13º maior artilheiro da história do clube, empatado com Cuca e Yura.
Mundo DesportivoJonas foi chamado de 'pior atacante do mundo' pelo jornal espanhol Mundo Desportivo (Foto: Reprodução)
Pouco à frente nesta lista, há vários personagens históricos do Grêmio. Com mais 11 gols, por exemplo, Jonas chegaria a 75, ultrapassando o 5º artilheiro dos 107 anos do tricolor: Renato Gaúcho, treinador da equipe.
Até lá, o camisa 7 atual pode deixar para trás nomes como Jardel (65), Ronaldinho (68) e Paulo Nunes (73). Mas isso também não é motivo de preocupação ou ansiedade para Jonas.
- Procuro sempre fazer gols, não foco muito nessas coisas externas - justifica.
Jonas garante que, no vestiário, não provoca Renato sobre a possibilidade de ficar à frente do chefe na lista - que tem números não oficializados pelo clube:
- Nunca falei com ele sobre isso.
Coincidentemente, a disparada de Jonas na artilharia do Brasileirão teve início a partir da chegada de Renato Gaúcho, em substituição a Silas. Mas Jonas não vê entre os sete gols marcados em setembro e a troca de treinador.
- É só coincidência mesmo, porque eu já vinha fazendo gols antes. Foi ano passado que eu comecei. Tanto o Renato quanto o Silas me deixaram à vontade para jogar do jeito que eu sei - conclui.

Do G1