Corpo de Jessé é conduzido em carro dos Bombeiros sob forte emoção

Corpo-de-Jesse1


Um acidente na BR-364, no trecho da Terra Indígena Katukina, próximo ao Rio Liberdade, a cerca de 100 Km de Cruzeiro do Sul, matou o presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Jessé Santiago (PSB).
O vereador, que era candidato a deputado federal, estava na região do Juruá fazendo campanha política.
Na colisão da Hilux que seguia para Rio Branco estavam mais seis pessoas. Faleceram também no acidente Maria Queline Souza Melo, de 37 anos e, uma criança de aproximadamente 5 anos, Carla Dinar Viana Livas. O Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, atendeu as vítimas.


As informações são de que Jessé ainda chegou com vida no Hospital de Cruzeiro do Sul. No entanto, depois de entrar em coma o vereador faleceu por volta das 10h40 da manhã. 


Segundo as informações do motorista da Empresa Colorado, que faz o recapea-mento da pista nesse trecho, Oséias Lima, que socorreu as vítimas, o acidente ocorreu por volta das 6h da manhã no Km 56 da BR-364.


A caminhonete era um carro de campanha do candidato à reeleição a deputado estadual, Luiz Tchê (PDT). Os funcionários da empresa Colorado, que assistiram ao acidente, explicaram que o motorista da caminhonete não se deu conta de um desvio na pista em reforma à direita.
Corpo-de-Jesse4
A Hilux passou direto caindo num vão de 6m de largura por 5m de profundidade onde está sendo construída uma galeria de passagem de águas pluviais. O veículo ficou pendurado no buraco.


A criança, que morreu no acidente, era de Rodrigues Alves e estava vindo para a Capital, para passar férias na casa de uma tia. Os quatro outros ocupantes do veículo estão internados no Hospital de Cruzeiro do Sul e, apesar da gravidade dos ferimentos, não correm risco de morte.


Coisas do destino
NELSON LIANO JR.
Corpo-de-Jesse2“Posso afirmar que foi uma fatalidade o que aconteceu com o vereador. Ele foi uma vítima indireta do problema que o Acre vive com a grande quantidade de fumaça na sua atmosfera. Ontem, na madrugada, por volta das 3h15 da manhã me encontrei com o Jessé Santiago, no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul. Nós iríamos embarcar no vôo da Trip com destino a Rio Branco. No entanto, devido à falta de visibilidade provocada pela fumaceira a aeronave nem saiu de Rio Branco. No chek in fomos informados do cancelamento do vôo.


Todos os passageiros estavam bastante agitados com o transtorno. Brinquei com o Jessé me referindo ao fato de ele que era um pastor evangélico pedindo votos na terra de Nossa Senhora da Glória que teve o ápice do seu Novenário há dois dias. Ele retrucou que isso era um detalhe e que seria um deputado federal de todas as religiões. O vereador me abraçou e afirmou que tinha pressa para voltar à Capital. Que estava esperando para conseguir uma carona de carro já que a situação da fumaceira poderia se agravar e ele não queria ficar “preso” em Cruzeiro do Sul.


Todos que estavam no aeroporto de Cruzeiro do Sul tinham um sentimento de revolta devido ao isolamento forçado, inclusive, eu. As pessoas queriam resolver seus negó-cios em outras cidades e estavam impedidas de voar e sem saber quando os aeroportos do Acre e de Rondônia reabririam novamente. Então, quem podia estava armando logísticas via estrada para saírem do Juruá.


Quando Jessé comentou comigo que talvez tivesse um carro para levá-lo um amigo que estava comigo ainda sugeriu que ele poderia arrumar essa carona para nós. Mas é claro que isso não foi possível. Conforme os relatos do acidente a Hilux já estava com seis passageiros e deveriam viajar com pouco espaço para acomodar o vereador, o sétimo passageiro.


Outro ponto a se destacar é que provavelmente Jessé Santiago não deveria estar com o cinto de segurança. É literalmente um risco trafegar nos trechos em obras da BR-364 sem os aparatos de segurança. Outro fator que pode ter contribuído à fatalidade foi o horário em que aconteceu o acidente. Por volta das 6h da manhã a luminosidade é conhecida co-mo lusco fusco podendo criar ilusões visuais perigosas para os motoristas.


Outra questão a se destacar é o fato de que para chegar nesse horário a 100 Km de Cruzeiro do Sul, na BR-364, a caminhonete saiu direto do aeroporto de Cruzeiro do Sul para a estrada. A condução de um veículo na madrugada sempre torna a jornada mais perigosa se levarmos em conta o fator cansaço e a baixa visibilidade. Ainda mais numa rodovia que está toda em obras”. 


Parlamentar deixa mulher e três filhos
Corpo-de-Jesse3Jessé do Nascimento Santiago era casado com a 1ª secretária da Igreja Assembléia de Deus, Cacilda Barbosa Santiago, com quem gerou três filhos: Lucas (14), Mateus (13) e João Marcos (6). Evangélico fervoroso batizou os filhos com os nomes dos apóstolos de Jesus.


Cacilda estava na igreja, onde presta serviço diariamente, no momento em que recebeu uma ligação do telefone do marido. Do outro lado, um vereador de Cruzeiro do Sul informava que o parlamentar havia sofrido um grave acidente. “Ela insistiu para falar com ele, depois começou a chorar e teve que ser amparada pelos irmãos”, conta o pastor Manoel Bandeira.


Coube a ele buscar a confirmação da notícia que abalaria toda a igreja. “Liguei para um irmão dele, o pastor David Santiago, que é vice-presidente da Assembléia de Deus em Cruzeiro do Sul, então ele confirmou a informação, Jessé estava morto”, lembra emocionado. (D.A.)
Cantor, pastor e políticoJessé Santiago era natural de Rio Branco e completaria 39 anos no dia 12 de outubro. Além de pastor, integrava a lista de cantores da igreja Assembléia de Deus e já tinha até gravado CD com algumas de suas composições.


O ingresso na política foi motivado pelo desejo de concretizar os projetos idea-lizados pela população evangélica. Estava no seu segundo mandato como vereador. Já na primeira gestão assumiu função de destaque. Era 1º secretário do então presidente Pedrinho Oliveira (PMN).


Nas eleições de 2008, foi o campeão de votos, com 3.845. O bom desempenho abriu o caminho para que se elegesse o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Rio Branco, cargo que ocupava há dois anos. Estava empenhado na construção da nova sede do parlamento municipal, projeto que terá que ser concluído por seu sucessor. (D.A.)
Corpo-de-Jesse5
Chegada do corpo do vereador a Capital é marcada por forte emoçãoPassava das 19h30 de ontem (17), quando um avião fretado pousou no aeroporto internacional da Capital trazendo o corpo do presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Jessé Santiago, 38, vítima de trágico acidente de carro no município de Cruzeiro do Sul.



Desde às 16h, previsão inicial de chegada, já era grande a movimentação de pessoas no saguão do aeroporto. Familiares, irmãos de fé, amigos, correligionários políticos, vereadores e autoridades estavam lá.
Corpo-de-Jesse6
O prefeito Raimundo Angelim (PT) e o vice-governador César Messias estavam entre os presentes. O presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães, também marcou presença e prestou solidariedade à comunidade evangélica.


A urna mortuária foi transportada em carro aberto do Corpo de Bombeiros. Muitos carros seguiram o cortejo até a sede da Igreja Assembléia de Deus, na Avenida Antônio da Rocha Viana, onde está sendo velado desde então. A chegada do corpo ao local foi marcada por muita emoção.


De acordo com o 2º secretário da congregação, pastor Manoel Bandeira, Jessé nasceu no evangelho e assim permaneceu até o momento do encontro com Deus. A intenção da igreja é permitir que não só os irmãos em Cristo, mas todos aqueles que amaram Jessé em vida tenham a oportunidade de passar alguns minutos com ele, antes que ocorra de fato o sepultamento, cujo horário ainda não foi definido.


Faixas pretas gigantes foram afixadas no portão de entrada da sede da Assembléia de Deus numa demonstração de dor e reverência. Enquanto o translado era preparado, o corpo do parlamentar foi mantido na sede da Igreja Batista de Cruzeiro do Sul, onde o pastor David Santiago, irmão de Jessé é vice-presidente.


O corpo da coordenadora de campanha do deputado estadual Luiz Tchê, Maria Que-liane Souza Melo, 37, chegou em outro avião fretado e será velado na Igreja Nova Aliança, localizada na rua principal do Conjunto Rui Lino.


Queliane é presidente da Associação dos Obesos do Acre e gestora de saúde da UPA do Tucumã. A filha dela, Bruna Emanuelle, também estava no carro envolvido no acidente e se encontra internada no Hospital Geral de Cruzeiro do Sul. Queliane é natural do município e estava na cidade a serviço de campanha.


Durante a chegada do corpo da assessora no aeroporto de Rio Branco, o deputado Luiz Tchê, estava inconsolável. De acordo com a sua assessoria, ele lamenta profundamente o ocorrido e está prestando toda a assistência necessária aos sobreviventes que estavam a seu serviço, bem como aos familiares de Queliane.


Jessé esteve na Terra Santa há menos de um mês O sonho de todo cristão é pisar no solo por onde andou Jesus Cristo. Esse é um dos motivos porque Jerusalém ganhou fama de Terra Santa. Há menos de um mês, o vereador e pastor Jessé Santiago teve um encontro com Deus na região.


A viagem foi uma cortesia da Amisrael – O Mensageiro da Paz – uma organização não governamental com atuação internacional em prol da paz entre os povos e as nações. O representante da Amisrael no Acre, João Patrício da Silva Almeida, foi companheiro de viagem do parlamentar.


“Ele estava muito feliz. Buscou o equilíbrio necessário para mais um pleito eleitoral, ele sabia que esse desafio não iria ser fácil”, conta. Segundo ele, apesar de não dar publicidade, Jessé era um dos grandes colaboradores com a Amisrael no Estado, sempre buscando o bem estar das comunidades mais carentes. (D.A.)
Câmara de Vereadores  decreta luto de dois dias Na sede provisória da Câmara de Vereadores de Rio Branco, na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o clima era de desolação. Passava das 11h da manhã quando a notícia da morte de Jessé chegou ao plenário. O vice-presidente da Casa, Elias Campos (PRP), suspendeu os trabalhos e decretou luto oficial de dois dias.


Bastante abalado, ele buscava amparo nos servidores da Casa, que pareciam ainda não acreditar na informação. Com seu jeito sereno e um sorriso largo sempre estampado nos lábios, Jessé era querido e amado por todos. Populares que acompanhavam a sessão da galeria também lamentaram o falecimento do parlamentar.


O vereador Rodrigo Pinto (PMDB) disse que o Acre perdeu um grande homem. Segundo ele, o parlamentar era uma pessoa sensível, fácil de lidar e que respeitava os adversários. “Nós só temos a lamentar e nos solidarizar a família”, declarou.
VAGA – A cadeira deixada por Jessé deve ser ocupada pelo professor Roger Correa de Oliveira, eleito 1º suplente do PSB nas eleições de 2008 com 1.915 votos. (D.A.)