376 caminhões já passaram pela Br-364 depois da liberação do tráfego feita pelo Deracre

Com a liberação da Br-364 anunciada pelo governo do estado no último dia 15 vem se intensificando cada vez mais o fluxo de veículos no trecho que destina aos municípios de Manoel Urbano, Feijó, Taraucá e Cruzeiro do Sul. Segundo balanceamento divulgado pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) os caminhões lideram entre os veículos que utilizam a rodovia.
De acordo com a estimativa, até o presente passaram pela balança do Deracre 92 caminhões de cargas, 19 transportando materiais de construção, 64 com gêneros alimentícios, 11 carregando estivas, 13 comportando combustível, 03 levando cimento, 168 caminhões com brita, 6 com areia, totalizando 376 caminhões.
Antes de seguir viagem os motoristas precisam obrigatoriamente parar na balança de fiscalização do Deracre, situada na entrada para Manoel Urbano. É lá onde é feita a pesagem da carga. Segundo a nova portaria baixada, caminhões trucados poderão seguir em frente desde que a carga seja de 8 mil quilos e caminhão toco 6 mil quilos. No passado o limite era de 10 mil quilos para os trucados e 8 mil quilos para os tocos.
Essa nova portaria baixada em 2010 pegou muita gente de surpresa. O caminhoneiro Francisco Bento de Antunes Dias, 46, realizou compras em Rio Branco e se dirigia para Mâncio Lima, onde reside. Sua carga excedia o peso limite em 2.300 quilos, por isso, o caminhão ficou retido por algumas horas pela fiscalização. "Acho que deveriam ter divulgado melhor essa nova determinação. Pensei que fosse a mesma carga que foi permitida em 2009," lamentou.
Segundo o representante do Deracre em Sena Madureira, Zé Carlos, o objetivo do setor não é de prejudicar ninguém. "Como a estrada foi aberta mais cedo e as máquinas estão trabalhando para asfaltar a Br foi baixada essa nova portaria," argumentou. Ele acredita que se ultrapassar o peso estimado os trabalhos poderão ficar comprometidos.
A expectativa é de que o fluxo de veículos aumente ainda mais para esses próximos meses. No começo da noite de ontem por volta de 18 horas a Br-364 foi fechada por algumas horas por conta de uma forte chuva que atingiu um trecho da estrada.
Nesta Sexta-feira, a transitação de veículos voltou a normalidade.
Edinaldo Gomes Da Rádio Dimesão