Ramais de Sena Madureira começam a ser recuperados

Desde o final da semana passada que as máquinas estão no Toco Preto, onde já recuperaram cerca de 30 quilômetros.

Máquinas já recuperaram cerca de 30 quilômetros do ramal Toco  Preto
Máquinas já recuperaram cerca de 30 quilômetros do ramal Toco Preto

O serviço de recuperação de ramais no município de Sena Madureira começou mais cedo este ano. O prefeito Wanderley Zaire (PP) esteve na semana passada no ramal Toco Preto, onde residem cerca de cinco mil famílias para anunciar a reabertura de 80 quilômetros de estrada, que estavam praticamente intrafegáveis.

Desde o final da semana passada que as máquinas estão no Toco Preto, onde já recuperaram cerca de 30 quilômetros. “Estou muito animado com o trabalho que a prefeitura vem fazendo aqui. Agora sei que vou poder levar minha produção para a cidade com mais facilidade”, disse o agricultor Francisco Cosme da Silva, 44 anos.


Mecânicos substituem peças do trator que ajuda na abertura dos  ramais
Mecânicos substituem peças do trator que ajuda na abertura dos ramais

Donário Oliveira de Lima, 51, reclama do prejuízo que teve no ano passado, quando o ramal não foi reaberto. “Foi um ano duro para todas as pessoas que moram aqui. Ficamos abandonados. Os madeireiros tentam ajudar, mas não adianta porque as carretas carregadas de toras deixam a estrada ainda pior”, conta.

O ramal do Toco Preto é um dos maiores produtores de banana, milho arroz, feijão e outros produtos, mas também é conhecido por ser um corredor de caminhões que transportam milhares de toras para as madeireiras da capital.

Para o toioteiro Dilcimar lemos da Silva, 30 anos, o Imac deveria fiscalizar mais os projetos de manejos existentes no Acre. “Alguns trabalham de forma legal, mas outros além de destruir a floresta ainda deixam as estradas vicinais em péssimas condições de tráfego”, avisa.


Prefeito Wanderley Zaire com os vereadores de Sena Madureira
Prefeito Wanderley Zaire com os vereadores de Sena Madureira

Prefeito quer parceria com Incra e Deracre

O prefeito Wanderley Zaire disse que está otimista com o apoio prometido pelos vereadores Caju Diniz, Dinho Nascimento e Zenil Chaves que se colocaram à disposição para ajudar a buscar parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre) e com o Incra, órgão responsável pelos projetos de assentamentos no estado.

O Vereador Dinho Nascimento (PT) acredita que esse ano a parceria com outros órgãos será firmada. “Tudo o que queremos é que os agricultores possam, em tempo hábil, escoar suas produções e garantir o sustento de suas famílias," destacou.

Caju Diniz acredita que com a ajuda da Câmara de Vereadores a Prefeitura de Sena possa agilizar mais os trabalhos nos ramais. “Vamos fazer o que for preciso para conseguir firmar uma grande parceria com o Incra e o Governo do Estado”, disse o parlamentar.

A elaboração de um planejamento para que todos os maquinários sejam recuperados a tempo de atender a todos os ramais, foi uma das observações colocadas pelo vereador Zenil Chaves.


Um dos carros de apoio da Prefeitura durante abastecimento da  patrol
Um dos carros de apoio da Prefeitura durante abastecimento da patrol

Wanderley Zaire disse no início desta semana esteve no Deracre, onde pediu ajuda para a reabertura dos ramais do município. "Estamos buscando essa parceria com o Governo do Estado e Incra por entendermos a importância dos ramais reabertos. Na verdade esse trabalho já começou pelo ramal Toco Preto, onde um bom trecho vem recebendo melhoramento. Nossos esforços serão concentrados para contemplarmos várias outras localidades," garantiu.

Yaco on-line