Ponte construída a menos de dois anos no Rio Caeté corre risco de desabar

O problema na ponte do Rio Caeté começou a ser detectado desde a semana passada. Uma família que mora nas proximidades da travessia percebeu que o segundo pilar tinha cedido.
Ednaldo Gomes, da Agência ContilNet
O deslocamento do pilar está bem visível, o que preocupa as  autoridades e os moradores dos municípios que ficam ao longo da BR 364
O deslocamento do pilar está bem visível, o que preocupa as autoridades e os moradores dos municípios que ficam ao longo da BR 364

A ponte sobre o rio Caeté, construída no quilômetro 10 da BR 364, sentido Sena Madureira a Manoel Urbano corre risco de desabar. O tráfego de veículos está suspenso desde a manhã deste sábado quando o local foi interditado por conta de um desbarrancamento provocado pela vazante do rio Caeté que ocasionou o deslocamento de um dos pilares de sustentação da ponte que tem 210 metros de extensão.

O pilar cedeu cerca de 30 centímetros o que inviabiliza transitar com segurança pelo local.
Funcionários da Construtora Cidade, responsável pela obra, estão nesse exato momento no local realizando os primeiros diagnósticos para tentar normalizar o problema. A área onde o barranco se abriu foi isolada, mas por enquanto, nenhuma intervenção foi feita porque eles aguardam esses levantamentos.


A fenda aberta na ponte mede cerca de 30 centímetros/Fotos: Ednaldo  Gomes
A fenda aberta na ponte mede cerca de 30 centímetros/Fotos: Ednaldo Gomes
Rosivaldo Alves acredita que o momento é de preocupação
Rosivaldo Alves acredita que o momento é de preocupação

O problema na ponte do Rio Caeté começou a ser detectado desde a semana passada. Uma família que mora nas proximidades da travessia percebeu que o segundo pilar tinha cedido. De ontem para hoje a situação começou a se agravar cada vez mais. Testemunha ocular dos fatos, Rosivaldo Alves relatou que o momento é de preocupação. "Nós vimos que a margem do Rio estava se rachando e com isso a ponte cedendo. É complicado porque uma tragédia poderia ter acontecido," observou.

Quem estava com viagem planejada e precisou utilizar a ponte teve que mudar os planos. É o caso de Elieu da Rocha. Ele iria entregar um trator na altura do km 38 e ficou surpreso com o que viu." Infelizmente nessas condições não podemos nos arriscar. Cheguei aqui por volta de 11:30 horas e a única maneira que tem é esperar," lamentou.


Tão logo soube do problema o Prefeito Wanderlei Zaire (PP) se pronunciou lamentando o acontecido, principalmente por se tratar de uma obra de grande importância para os moradores da zona rural. "Lamentamos esse problema que surgiu na ponte do Caeté e ao mesmo tempo nos colocamos a disposição caso seja requerida a ajuda da Prefeitura," confirmou.

Apesar das placas indicando o perigo iminente ao fazer a travessia, alguns motoristas vem tentando passar por conta própria. "Nesse momento pedimos a compreensão dos moradores e mais do que isso, orientamos para que eles não atravessem porque a ponte corre o risco de desabar," afirmou um dos servidores da construtora cidade.

Até o meio dia o representante do Deracre não havia chegado ainda com sua equipe em Sena Madureira, mas a expectativa é de que nas próximas a equipe esteja no local. A ponte do Rio Caeté foi erguida pela construtora Cidade e tem 210 metros de extensão.