Henrique Afonso: "No Acre eu tenho lado, e o meu lado é a Frente Popular"

- O Henrique tem tido uma busca incansável em nome da unidade e do projeto da Frente Popular. Temos como exemplo dessa luta, a BR-364, a Universidade da Floresta e todo seu empenho em favor da governabilidade do Acre e do Brasil- diz Tião Viana

Henrique Afonso, deputado federal (PV/AC)
Henrique Afonso, deputado federal (PV/AC)

Sem muitas novidades, o deputado federal Henrique Afonso (PV), reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira, 05, na sede do partido, para anunciar a retirada de uma pré-candidatura ao Senado da República que não chegou a ser oficializada.

Com um discurso voltado para os ideais da Frente Popular do Acre (FPA) e uma linha de defesa do Governo Lula, Henrique surpreendeu protestantes e católicos que aguardavam a notícia do lançamento de uma candidatura dele ao Senado, expectativa criada por ele mesmo e pelo próprio PV logo após sua punição no Partido dos Trabalhadores (PT), por se posicionar contra o aborto.

A coletiva contou ainda com a presença do pré-candidato ao Governo do Estado, senador Tião Viana (PT), do governador Binho Marques (PT), além do vice-governador, César Messias (PP) e do assessor de assuntos políticos da FPA, Francisco Nepomuceno, o Carioca.

- Estou honrado de contar com a presença do governador Binho Marques e do senador Tião Viana neste momento e por participar de um projeto que tem construído um novo Acre com ideais coletivos e plurais – disse Henrique.

Nesse sentido, Henrique Afonso destacou e exemplificou a BR-364 como um dos grandes desafios da FPA, além das conquistas no campo social. – Não sou cego pra não enxergar tudo que a FPA fez pelo Acre e, por isso, não posso sobrepor os projetos individuais aos coletivos. Não podemos anular o processo de aliança que construímos no Acre por mero capricho e vaidade. O PV vem sendo fiel a esse projeto. Eu não tenho o desejo de gerar fissuras nessa aliança. Não quero perder essa boa vivência- disse o deputado.

Henrique afirmou ainda não considerar o ato desta segunda-feira uma renúncia, pois não está recuando dos seus ideais, e sim colaborando e admitindo que não tem mais entrada nos partidos da Frente Popular do que o deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), o segundo nome da FPA para disputar o Senado através de um consenso dos 15 partidos que compõem a agremiação.

- O PV reconhece que a aliança da Frente Popular é e será cada vez mais próspera. Eu reafirmo agora que no Acre eu tenho lado: meu lado é a Frente Popular.


Binho apela por reeleição de Henrique para deputado federal

O governador Binho Marques esteve ao lado de Henrique Afonso durante toda sua fala e se referiu a ele como um dos brilhantes fundadores da FPA, lembrando que Henrique por seu espírito de liderança fala por si só.

- A Frente Popular tem 20 anos, e quem está na FPA está porque se apaixonou por esse projeto. Nós não temos uma paz que vem fácil dentro da Frente, mas conseguimos construí-la todos os dias. Por isso mesmo estamos sempre jovens, e o PV é uma parte desta construção e tem hoje nomes fortes para disputar cargos majoritários dentro da Frente Popular - disse Marques.

Num agradecimento público ao posicionamento de Henrique Afonso em defesa da Frente Popular, o governador Binho Marques lhe pediu - pelo amor de Deus – que não retirasse seu nome da disputa eleitoral deste ano e não abandonasse a trincheira de sua luta na Câmara Federal.


Tião Viana considera decisão de Henrique um gesto de grandeza

O senador Tião Viana, pré-candidato ao Governo do Estado pela FPA, afirmou à imprensa que a decisão de Henrique trata-se de um ato de grandeza, o que demonstra sua atitude em defesa da unidade da Frente Popular.

- O Henrique tem tido uma busca incansável em nome da unidade e do projeto da Frente Popular. Temos como exemplo dessa luta a BR-364, a Universidade da Floresta e todo seu empenho em favor da governabilidade do Acre e do Brasil. Eu me orgulho muito de tê-lo como amigo e estar no governo do Binho, que é uma referência de ética e honestidade - afirmou ele.

Viana destacou ainda que o PV não é qualquer partido e tem nomes para disputar um mandato de senador. Hoje, o Binho ou o Jorge poderiam ser candidatos a governador. Atualmente a FPA tem um outro nome que reúne consenso para disputar o Senado que é o do deputado Edvaldo Magalhães e esse nome vai ser oficializado por todos os partidos da FPA.

- Esse é um momento histórico e eu, particularmente, estou com um sentimento de muito respeito no coração por conta da atitude do Henrique. Na Frente, nós não temos projeto de poder individual e muito menos de quebra de unidade – finalizou Tião Viana.