Tião Viana se reúne com deputados que compõem a Frente Popular

Nesta primeira reunião, ainda não se falou sobre a com posição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa na próxima legislatura, um assunto a ser debatido só após a diplomação dos deputados eleitos e reeleitos, na segunda quinzena de dezembro.
Tião Maia
Deputados cujos mandatos serão encerrados em 31 de dezembro e aqueles que vão compor a base de sustentação do próximo Governo, um total de 16 parlamentares de praticamente todos os partidos que compõem a Frente Popular do Acre (FPA), foram recebidos nesta quinta-feira, 04, pelo governador eleito Tião Viana, no escritório de transição (altos do Mira Shopping), em Rio Branco, para uma primeira troca de experiência.

Governador eleito Tião Viana conversou com parlamentares eleitos e 
também com os que não conseguiram se reeleger nas últimas eleições
Governador eleito Tião Viana conversou com parlamentares eleitos e também com os que não conseguiram se reeleger nas últimas eleições
Tião Viana determinou que o coordenador da equipe de transição e do plano de governo que está sendo montado, o professor José Fernandes do Rego, mostrasse aos deputados a metodologia do recolhimento de informações que vão basear o futuro governo e como vai ocorrer a participação dos aliados na composição das equipes, em novas reuniões que devem ocorrer nos próximos dias. Dos deputados eleitos, o único a não participar da reunião foi Jonas Lima, do PT, que não está em Rio Branco.

Nesta primeira reunião, ainda não se falou sobre a com posição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa na próxima legislatura, um assunto a ser debatido só após a diplomação dos deputados eleitos e reeleitos, na segunda quinzena de dezembro. O encontro de ontem serviu para que o governador eleito apresentasse o coordenador da equipe de transição e do plano do Governo e também para anunciar que, a partir da próxima semana, os parlamentares devem ser recebidos em grupo e individualmente para opinarem na composição das equipes de transição e de governo e ainda para darem sustentações.

Depois de lembrar que seu aprendizado político se deu no parlamento, como senador da República, onde ocupou vários cargos, inclusive a presidência interina do Senado, Tião Viana lembrou que seu Governo manterá uma relação estreita com a Assembleia Legislativa e seus deputados. “A Assembleia Legislativa é a base da governabilidade, onde se vota as leis e se ajusta as bases legais do Estado”, disse Tião Viana. “É o parlamento que ouve a sociedade e traduz seu sentimento em reflexões, debates e opiniões. É a base da democracia. Num Estado em que temos cada vez mais uma população maior, com evidentemente crescimento da interface com o governo, isso significa mais democracia, mais participação da sociedade e melhor resposta do Governo ao que a sociedade reivindica”, acrescentou.

Tião Viana revelou ainda que reunião igual deverá ser feita na próxima semana com os deputados federais eleitos e reeleitos. O senador eleito Jorge Viana e o futuro senador Aníbal Diniz também deverão participar dos encontros. Nesta sexta-feira, à tarde, de acordo com Tião Viana, o governador Binho Marques começará a colocar à disposição do escritório de transição as informações e os documentos sobre a primeira das cinco áreas em que o governo foi dividido na formatação do plano a ser executado até 2014.



Parlamentares sobre o encontro
Na reunião com o governador eleito, os 18 deputados estaduais presentes fizeram questão de registrar suas impressões e oferecer sugestões ao próximo governo. A seguir, os depoimentos:


“O governador Tião Viana tem sua formação política no parlamento, como senador. É, com certeza, o acreano que mais conhece de parlamento em atividade política no momento no Estado e com certeza ele nos ensinará muito. Mas nós, deputados, também vamos interagir muito com o governo e essa reunião aqui é o primeiro sinal disso” – Walter Prado, deputado reeleito (PDT).

“Como líder do governador Binho Marques na Assembléia Legislativa sei do esforço gigante para que tivéssemos a base parlamentar que temos. Com o governador Tião Viana, segundo o que a gente está vendo aqui, não será diferente” – Moisés Diniz, deputado reeleito (PC do B).

“Faz 12 anos que o Executivo não perde uma votação na Assembleia Legislativa. Como ex-líder do governo Jorge Viana e como presidente do Poder, tenho muito orgulho disso. Estou certo de que, com o Tião Viana no Governo, isso não vai ser diferente” – Edvaldo Magalhães, presidente da Assembléia Legislativa.

“Minha preocupação, como deputado estadual, será também com o setor de saúde. Eu vou sugerir no plano de governo que haja um esforço para que possamos pôr fim às filas nos hospitais públicos, tanto na Fundação Hospitalar como no pronto Socorro. Humanizar a saúde, para mim, é isso. Nós vamos ajudar o governador Tião Viana a encontrar esse caminho” - Pereira, deputado estadual eleito (PT).  

“Tenho preocupação com o setor agrícola. No plano de Governo, vou propor ações que permitam ao governo a fomentar o setor hortifrutigranjeiro. Vejo que há muita mentira nessas declarações dando conta de que o Acre não produz nada. Temos que não só produzir como também fazer com que os produtos cheguem aos mercados. Vou me empenhar junto ao governo nesta luta” – Astério Moreira, deputado estadual eleito (PRB).

“O resultado da eleição no Juruá, onde a Frente Popular foi vencedora, mostra que o povo daquela região quer continuar avançando e nós queremos que o futuro governador Tião Viana não perca isso de vista” – Perpétua de Sá, deputada em fim de mandato (PT). 

“Vou insistir na humanização do serviço público. Como cidadão e na campanha, percebi que falta melhorar muito a relação do serviço público com a população. Esta é minha meta” – Eber Machado, deputado eleito (PSDC).


“Tenho preocupações com o setor rural, principalmente com a juventude, aquela que conclui o ensino médio, e não tem acesso a emprego nem a formação superior. Creio que o próximo governo precisa dar passos nesta direção” – Manuel Moraes, deputado eleito (PSB).

“Esta é uma primeira reunião que, tenho certeza, será o início de uma série. Estou feliz por saber que o governo de Tião Viana está sendo iniciado de uma forma correta” – Helder Paiva, deputado reeleito (PR).

“O Tião Viana veio do parlamento e, apesar de que nossa relação com o governador Binho foi boa, tem tudo para fazer com que Governo e Assembleia possam se entender ainda mais” – Tchê, deputado reeleito (PDT).

“Tenho preocupações com a segurança pública e com o sistema de saúde, que considero como nos grandes gargalos do Governo. Estou aqui para dizer que vou ajudar o governador Tião Viana no que eu puder para melhorar isso” – Edvaldo Souza, deputado eleito (PSDC).

“Não consegui ser reeleito mas não saio da política. Onde eu estiver, fazendo o que eu estiver fazendo, vou sempre ter a preocupação de ajudar este governo construído em bases democráticas e de muita responsabilidade popular. Este é o meu compromisso” – Zé Carlos, deputado em fim de mandato.

“Não pude concorrer à reeleição, mas mantenho meus compromissos e minha aliança com a Frente Popular. Não quero mais que o nosso Estado retroceda” – Dinha Carvalho, deputada em fim de mandato.

“Na Assembleia, com o governo de Tião Viana, quero renovar meus compromissos com a Frente Popular porque entendo que foi esse o recado dado pelas urnas, principalmente onde está a maior parte da minha base eleitoral, o Vale do Juruá” – Maria Antônia, deputada reeleita (PP).

“O que está acontecendo aqui, com esta primeira reunião entre o governador eleito e sua futura base de apoio na Assembeia, é algo muito positivo porque mostra que esta relação será ainda mais intensificada. Essa relação com o parlamento é fundamental” – Ney Amorim, deputado reeleito (PT).

“O governador Tião Viana está começando com o pé direito. Ele chama a base para mostrar como pretende governar e como será a participação do parlamento. Isso é muito bom” – Elson Santiago, deputado reeleito (PP).

“Para mim, esta é uma boa forma de se iniciar essa relação com o governador que vai dirigir os destinos do Acre pelos próximos quatro anos. Não há parlamento que possa desenvolver um bom trabalho sem uma boa relação com o Executivo” – Lira Moraes, deputado eleito (PRB).