Binho inaugura Complexo Viário 4ª Ponte/Avenida Amadeo Barbosa

População prestigiou solenidade de entrega das obras que deixam a cidade de Rio Branco mais bonita e com mais qualidade de vida
O governador Binho Marques foi recebido com muito carinho pela população na noite de ontem durante a solenidade de inauguração do Complexo Viário 4ª Ponte e Avenida Amadeo Barbosa, em Rio Branco. A comunidade da região fez questão de prestigiar o ato de entrega da obra que garante qualidade de vida para todos os moradores da capital acreana. A ponte tem 290 metros de extensão por 19,30 de largura, promovendo a ligação das ruas Epaminondas Jácome e Seis de Agosto, criando os três primeiros viadutos da capital na Travessa Cearense, Rua Santa Terezinha e Avenida Epaminondas Jácome. A obra da ponte utilizou o que há de mais moderno na engenharia de pontes. Estiveram presentes o governador eleito, Tião Via-na; o prefeito Raimundo Angelim ; o presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Ranzi; a deputada federal Perpétua Almeida, o representante da Assembléia Legislativa, deputada Elson Santiago, autoridades civis, militares, religiosas, lideranças comunitárias, empresariais,  e  o empresário Jimmy Barbosa, filho de Amadeo Barbosa. “Tive a alegria de participar da inauguração de todas as pontes de Rio Branco e estamos aqui agora com a 4ª ponte. Fiquei muito feliz com a obra, que foi feita com os padrões da ética e da estética”, disse o governador Binho Marques.

“Quando os sonhos encontram a vontade de realizar, a vida das pessoas muda para melhor”, é o texto da placa inaugural descerrada pelas autoridades no ato de inauguração. Na ocasião, a cantora Verônica Padrão interpretou a canção “Rio estanho”, de Pia Vila.

Somadas as duas obras (ponte e avenida Amadeo Barbosa) o Governo  investiu  R$ 72 milhões no projeto. Pelo menos dez mil famílias vivem diretamente os benefícios do Complexo Viário. Seus reflexos, no entanto, são comparados aos do Parque da Maternidade, que transformou a paisagem e atendeu a Capital como um todo. São cerca de oito quilômetros de ruas e avenidas em intervenção pelas obras do complexo. 

A 4ª ponte sobre o Rio Acre está apontada como obra prioritária no Plano Diretor de Trânsito e Transporte de Rio Branco, que é um banco de dados construído pelo Governo e Prefeitura para apoiar a política para o setor durante os próximos dez anos. Os recursos foram obtidos junto ao Tesouro Estadual e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Fase III e IV. As obras foram lançadas em novembro de 2008 como parte da programação comemorativa aos 105 anos do Tratado de Petrópolis. Diretamente, os bairros que estão sendo beneficia-dos com o complexo de obras do novo eixo viário são: Cadeia Velha, Areal, Mauri Sergio, Habitasa, Baixado da Habitasa e Seis de Agosto, e outros. Centenas de famílias foram remanejadas, receberam indenização ou uma nova casa em projeto habitacional do Governo, num processo de intervenção que contou com equipe de assistentes sociais e acompanhamento da Procuradoria Geral do Estado. A antiga pista de pouso foi aproveitada em uma rede de acesso a Via Chico Mendes, Estádio Arena da Floresta, Via Verde e BR-364 pelo bairro Areal, onde o Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) instalou uma rotatória.

O Governo do Estado atuou de forma criteriosa para que os benefícios fossem os maiores possíveis. Foram construídas quatro praças nos bairros Cadeia Velha, 6 de Agosto, Loteamento Cardoso e Entrada do Areal; uma escola e um  mercado para oito comerciantes de peixes, tradicional na região do Areal. Em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) o consórcio responsável pelas obras doou materiais de construção para a comunidade.  Com apoio do Deracre, foi realizado um mutirão de pintura, troca de telha, substituição de lâmpadas e vários outros serviços. Pelo menos 200 residências foram beneficiadas pela ação comunitária. Um grande show com o cantor Latino marcou a entrega da obra. “Agradecemos muito a parceria com as comunidades”, disse o diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre. O prefeito Rai-mundo Angelim disse que com esta inauguração, Binho antecipou o presente de aniversário de Rio Branco, que será comemorado em dezembro próximo. “O que deixa a gente muito contente é que o governador Binho sempre foi conhecido como educador, mas fez aquilo que o Acre estava precisando, dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Jorge Viana, criar infra-estrutura no Acre”.

Parte da região é de propriedade privada e foi doada pelo empresário Jimmy Barbosa, procurador de sua mãe, Eloísa Levy Barbosa, herdeira de seu marido, Amadeo Barbosa, cujo nome batizará a mais importante avenida do eixo. O governador eleito, Tião Viana, lembrou que também é morador da comunidade beneficiada e que a inauguração “é um belo presente de Natal que o governador Binho Marques nos dá”. E completou: “Binho trouxe o encontro dos sonhos para estas gerações”.

Amadeu Barbosa, cujo nome presta homenagem à obra, nasceu na cidade de Vizeu, em Portugal. Viveu e trabalhou nos seringais do Acre durante décadas. Foi dono do Seringal Belo Jardim, que deu origem a vários bairros de Rio Branco. “Trago o agradecimento muito profundo de minha mãe pela lembrança de dar o nome de meu pai a esta obra”, disse Jimmy Barbosa.

Humanização: a marca de uma grande obra
Sobretudo, o Complexo Viário Amadeo Barbosa humaniza uma região antes abandonada ou em degradação. Apenas em espaços de convivência, o Governo construiu quatro praças. Na avenida construída na velha pista de aviação, as pessoas poderão realizar caminhadas com segurança em grandes percursos cercados pelo verde da região. “Além disso, trará, de modo gradativo, impactos no trânsito da Capital, já que os motoristas terão essa opção para seguir tanto ao Centro quanto a outras regiões, como o Bosque”, explicou Marcus Alexandre, diretor-presidente do Deracre. Ao sair da 4ª ponte, o motorista logo encontra a rua Peru, no bairro da Habitasa. Nos horários de pico, mais de 2.000 veículos transitam pelas pontes Metálica e Vanderley Dantas.

Trata-se, fundamentalmente, de mais uma obra de inclusão social e promoção humana. O trânsito será alterado a partir deste sábado, 27, no Centro de Rio Branco após a inauguração da 4ª ponte/Avenida Amadeo Barbosa. O sentido permanece o mesmo nas avenidas Ceará e Epaminondas Jácome e em parte de ruas da Habitasa na região de acesso ou saída da 4ª ponte.

Espaços de alto nível, áreas de modelismo, lazer e esporte: mais qualidade de vida
Aeromodelistas estarão realizando, neste domingo, 28, uma apresentação de inauguração da pista de aeromodelo construída com todas as especificações técnicas para a prática desse esporte. Em Rio Branco há cerca de 30 praticantes e, com a pista - que inclusive conta com hangar para os aviões - a previsão é que esse número cresça consideravelmente.

A pista, usada também para automodelismo, conta com pit lane para doze carros. O automodelismo é outro esporte que tem grande expectativa de crescimento. Até pouco tempo, os praticantes utilizam a pista antiga, considerada inadequada para o esporte. “Agora ficou muito bom. Temos um lugar para fazer os vôos”, disse Mário Gonçalves, um dos organizadores do aeromodelismo acreano.

A antiga pista de pouso foi aproveitada para uma artéria de acesso a Via Chico Mendes, Estádio Arena da Floresta, Via Verde e BR-364. Em suas laterais foi  implantado um parque com espaços e arborização que o deixaram  parecido com o Parque da Maternidade, com sistema que privilegia primeiro o pedestre, o ciclista e o motorista. Nas tardes de tempo bom aos domingos o aeromodelismo e o automodelismo são mas duas atrações na bela via inaugurada pelo governador Binho Marques.

Sergio Roberto da Costa Matos, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Seis de Agosto, fez os agradecimentos em nome de todos os moradores dos bairros diretamente beneficiados: “para nós é uma honra estar aqui recebendo esta obra. A gente sonhou 26 anos com esses benefícios que agora se materializam”.
Fonte: