Morre, aos 81 anos, fundador do SESI e do SENAI no Acre

José Higino de Sousa Filho dirigiu as entidades por 17 anos.
Um dos maiores baluartes do Sistema FIEAC, José Higino de Sousa Filho, morreu aos 81 anos na madrugada desta quinta-feira, 21 de outubro, no Hospital Santa Juliana, onde estava internado por sérios problemas de saúde.

Higino foi o fundador do SESI e do SENAI no Estado do Acre, dirigindo-os por 17 anos. Ele ainda ocupou o cargo de diretor adjunto do Departamento Regional do SENAI, criado em 1989, e desempenhou, cumulativamente, o cargo de diretor da divisão administrativo-financeira. Terminou seus dias como secretário do Conselho Regional da instituição, colaborando, portanto, por mais de 30 anos com o Sistema FIEAC.

José Higino nasceu na cidade de Tarauacá, interior do Acre, no ano de 1929 (Foto: Cedida Fieac)
José Higino nasceu na cidade de Tarauacá, interior do Acre, no ano de 1929 (Foto: Cedida Fieac)
Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFac), na turma de 1976, Higino ainda desenvolveu o dom da escrita, contribuindo com a cultura acreana assinando a autoria de três livros: “O Trabalho Vence Tudo”, “A Luta Contra os Astros” e “O Segundo Round” – este último lançado no ano passado em evento bastante prestigiado por membros da Academia Acreana de Letras no auditório do Sebrae – além de documentários sobre a FIEAC, SESI e SENAI.

– Sentirei muito a falta deste homem, do companheiro de trabalho, do conselheiro e de nosso ouvidor e amigo José Higino. Ele tinha o dom de ouvir, de ajudar, de aconselhar sem ser autoritário, de dividir conhecimento e seus princípios e valores – declarou Solange Chalub Teixeira, diretora regional do SENAI.

Para o presidente do Sistema FIEAC, João Francisco Salomão, trata-se de uma perda inestimável. – Ele era uma referência para nós, um exemplo a ser seguido, de comprometimento com o trabalho e com seus colegas. Uma pessoa realmente insubstituível.

José Higino de Sousa Filho nasceu em Tarauacá, no ano de 1929, sendo o terceiro na ordem de uma irmandade de cinco homens e quatro mulheres. Foi casado com Maria José Gomes de Sousa, com quem teve três filhas: Jeanett, Jeize e Janne.

O escritor chegou a ser oficial de gabinete do governador José Augusto de Araújo, e chefe do serviço de expediente do gabinete do governador Edgard Pedreira de Cerqueira Filho. Foi também diretor do Departamento de Planejamento e controle da Secretaria de Planejamento no governo Jorge Kalume, e secretário de planejamento no governo Wanderley Dantas. Atuou ainda como membro do Conselho Estadual de Educação, no governo Geraldo Gurgel de Mesquita.
Fonte: