Dilma Rousseff participa de comício em Vitória da Conquista (BA)

Ato encerrou dia de campanha com passagens por três estados nordestinos.
Candidata diz que oposição 'não tem projeto' para o país.

 

26/10/2010 22h39 - Atualizado em 26/10/2010 23h38

Dilma Rousseff participa de comício em Vitória da Conquista (BA)

Ato encerrou dia de campanha com passagens por três estados nordestinos.
Candidata diz que oposição 'não tem projeto' para o país.

Do G1, em São Paulo
Dilma é acompanhada pelo governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner, em comício em Vitória da Conquista (BA).Dilma é acompanhada pelo governador reeleito da
Bahia, Jaques Wagner (à esquerda).
(Foto: Neia Rosseto/Agência A Tarde/AE)
Encerrando um dia de campanha com atividades em três estados do Nordeste, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, participou de comício na noite desta terça-feira (26) em Vitória da Conquista (BA).
Após carreatas em Fortaleza (CE) e em Caruaru (PE), Dilma subiu ao palanque na cidade baiana às 21h52. Desta vez sem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pouco antes participara de comício em Curitiba (PR).
Ao som do novo jingle da campanha, o "Dilma lá", versão para a candidata da música "Sem medo de ser feliz", que marcou a campanha de Lula à Presidência em 1989, a petista disse que "colocar as pessoas no centro de tudo" será o "grande compromisso" de seu eventual governo.
Voltou a citar temas recorrentes em seus discursos, como o pagamento da dívida com o Fundo Monetário Internacional e os números de mobiidade social na gestão do PT no Planalto.
Afirmou representar a continuidade do "maior governo que esse país já teve" e dirigiu críticas ao rival José Serra (PSDB). "O meu adversário, que passou oito anos criticando, chamando o Bolsa Família de bolsa esmola, não [representa a continuidade]. Quem representa a continuidade e o avanço dessas conquistas sou eu", disse.
Dilma prometeu ainda assegurar "trabalho capacitado" e "educação de qualidade" à população. Disse ter compromisso com as mulheres. "Eu tenho compromisso com as mulheres e eu não vou errar, e com a graça de Deus e o voto de vocês, vou ser a primeira mulher presidente da República", afirmou.
Repetindo argumento da campanha do segundo turno, a candidata do PT acusou a oposição de "usar o preconceito para criar ódio", citando o "clima de medo" criado na campanha de 2002.
"Esse medo que a cada eleição eles tentam colocar nas pessoas é porque eles não têm projeto para o Brasil, para o Nordeste e para os homens e mulheres desse país", disse.
Cenário de comício, cidade deu vitória a Serra no primeiro turno
Cidade de 318.901 habitantes no sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista deu vitória a José Serra (PSDB) no primeiro turno. O município é administrado pelo PT.
O tucano obteve 59.420 votos na cidade (41,27% dos votos válidos), contra 56.780 de Dilma (39,43%). Foi uma das duas únicas cidades baianas em que Serra venceu a petista no primeiro turno - a outra foi Presidente Tancredo Neves. A Bahia tem 417 municípios. Serra chegou a visitar a cidade logo na primeira semana de campanha do segundo turno, quando improvisou discurso sobre uma camionete.