Associação Atlética Banco do Brasil completa 39 anos em Rio Branco

Presidente da entidade diz que, apesar de estar bem estruturada, ainda é necessário oferecer melhores opções.
Assessoria
A mais longa caminhada só é possível passo a passo... O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra... Esta frase traduz com inegável fidelidade o sonho que se iniciou em 23 de setembro de 1971, quando foi fundada a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada na então longínqua Estrada Dias Martins, cujo acesso até então só se fazia a pé. Ou de carroça!

De lá até hoje, vários foram os aspectos e realizações que transformaram o clube bancário na melhor opção de esporte e lazer da família acreana.

Fundadores da AABB Rio Branco em pose para a história, há 39 anos (Fotos: Cedidas Assessoria)
Fundadores da AABB Rio Branco em pose para a história, há 39 anos (Fotos: Cedidas Assessoria)
Kennedy, Elon Machado e o superintendente José Ricardo Salerno
Kennedy, Elon Machado e o superintendente José Ricardo Salerno
À frente da AABB há dois anos e sócio há mais de 27, o atual presidente, Elon Machado, faz um balanço desses 39 anos e ressalta que o respeito e a credibilidade conquistados ao longo de quase quatro décadas, se devem à maneira responsável e zelosa com que a entidade foi gerida por cada administrador que lá esteve.

– Quando tudo começou, a idéia era construir um lugar para reunir os funcionários do Banco do Brasil, tendo sidos edificados um chapéu-de-palha e um pequeno campo de futebol, hoje transformado, com muito esforço e dedicação, no clube de maior aceitação da família acreana – comenta.

De acordo com o dirigente, embora se reconheça que a AABB está muito bem estruturada, ainda é necessário (e possível) oferecer melhores opções para seus associados. Em busca desse objetivo, foi realizada uma importante parceria com a Federação Acreana de Tênis que resultará em outubro próximo, na conclusão das primeiras quadras de saibro do Estado.

Mas os planos da atual diretoria não se limitam às quadras. Está previsto, ainda para este ano, o início da construção do tão esperado campo sintético, uma antiga reivindicação dos associados.

Embora contando com poucos recursos, a diretoria vem realizando importantes investimentos como:

• Reforma dos vestiários do bar da piscina (agora totalmente remodelados);

• Aquisição de um novo e moderno gerador a vapor para a sauna;

• Construção do chapéu-de-palha, para realização de confraternizações, aniversários e encontros familiares;

• Reforma do departamento de futsal e academia;

Atividades esportivas
A descentralização do atendimento das escolinhas foi outro importante passo para oferecer uma melhor prestação de serviço - além de evitar possíveis demandas judiciais, das quais a AABB acabou sendo vítima por parte de alguns profissionais, que, após utilizarem as instalações do clube, praticamente sem custos, ainda reivindicaram na Justiça Trabalhista o reconhecimento de vínculo empregatício.

Não obstante, a Associação tem contribuído sobremaneira para revelar e incentivar o esporte acreano seja na formação de atletas ou ainda na representação do Estado em competições nacionais. Recentemente, o handebol masculino sagrou-se bicampeão da Copa Amazônica, realizada em Manaus (AM), numa vitória emocionante e valorizada pelo comprometimento de cada um dos atletas. Em nível estadual, já são oito anos de invencibilidade.

Vista aérea da Associação: espaço tem ambientes variados para o entretenimento dos visitantes
Vista aérea da Associação: espaço tem ambientes variados para o entretenimento dos visitantes
A natação da AABB se consolida a cada ano como uma equipe campeã e já acumula mais de 13 títulos consecutivos, graças ao bom trabalho desenvolvido pelos profissionais da modalidade.

No futsal, a AABB soube honrar a bandeira acreana realizando uma excelente participação na Liga Norte e Taça Brasil de Futsal/2009. Para orgulho dos acreanos, a partida AABB x Minas Tênis foi transmitida ao vivo pelo canal SPORTV. Os bons resultados garantiram, ainda, a presença do Acre na primeira divisão do futsal brasileiro.

Mas as atividades esportivas são ainda mais variadas e contam com tênis-de-mesa, voleibol, academia e hidroginástica, que mantém um corpo de profissionais altamente qualificados.

Da responsabilidade socioambiental
Com o intuito de promover a inclusão social das pessoas mais carentes, a AABB desenvolve em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Governo do Estado do Acre o programa AABB Comunidade, que atende com aulas de esporte e reforço escolar cerca de 120 crianças carentes de vários bairros de Rio Branco. Além disso, em parceria com a prefeitura do Bujari são ministradas aulas de hidroginástica para um grupo de idosos daquele município.

Ainda de acordo com o presidente a AABB, começara a realizar a coleta seletiva do seu lixo, bem como a utilização de energia renovável, cujo estudo já esta sendo realizado.

Cessão do presidente da AABB e agradecimento
Com a cessão integral do presidente Elon Machado, conquistada pela Fenabb em conjunto com a superintendência do BB do Acre, o clube ganha, pois o administrador disporá de tempo para planejar e executar as ações que visem o interesse dos associados e frequentadores da AABB.

O presidente fez questão de agradecer a todos que contribuíram e contribuem para o engrandecimento da família abebeana. – A gratidão é a certeza de que nada se acabou, e que a data hoje comemorada é apenas uma página de muitas que ainda serão escritas – resumiu Elon Machado.