Rio Iaco baixa para 2,07 metros e pode afetar o abastecimento de água

Para a Defesa Civil Municipal a situação é preocupante.

Baixo nível do Rio Iaco deixa população e autoridades de Sena em alerta (Foto: Edinaldo Gomes)
Baixo nível do Rio Iaco deixa população e autoridades de Sena em alerta
Dados atualizados divulgados na manhã desta quarta-feira, 25, pela coordenação da Defesa Civil Municipal, apontam que nível das águas do Rio Iaco continua baixando em decorrência do período de estiagem na região. A mais recente medição registrou índice de 2,07 metros, considerado bem menor se comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o representante do órgão, Carlos D’Ávila, a situação é preocupante. – O problema é que não chove há mais de três meses e se continuar assim a população poderá sofrer maiores consequências – comentou.

Entre as consequências está o prejuízo no abastecimento de água na cidade. Atualmente, apenas o Rio Iaco está garantindo a distribuição para os bairros, apesar de continuar secando.


Racionamento já está acontecendo
Com a seca do Igarapé Cafezal, onde uma captação de água era mantida pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento (Deas), os moradores de Sena Madureira já estão atravessando problemas com relação ao abastecimento.

Sem ter outra saída, o Deas deu início ao racionamento. Desta forma, o tempo de água que era distribuído nos bairros foi reduzido pela metade.

O que preocupa as autoridades, e a própria população, é que a única captação de água que funciona atualmente encontra-se no Rio Iaco, que por sua vez registra baixa em seu nível praticamente todos os dias.