Coligação chega em Sena Madureira

Sexta-feira foi a vez de Sena Madureira receber a visita da Coligação Liberdade  e Produzir para Empregar. Logo pela manhã, o candidato ao Governo, Tião Bocalom (PSDB), e ao Senado, Sérgio Petecão (PMN), além alguns candidatos a estadual e federal mantiveram uma longa reunião com a colônia de pescadores local.
Sena
Com quase mil pescadores legalmente inscritos  na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), a colônia de pescadores de Sena Madureira se queixou das enormes dificuldades que enfrenta. E lembrou que a longa estiagem deste ano pode praticamente anular a piracema de mandi, já que a chegada do cardume deve ocorrer em setembro, quando o Rio Iaco já estiver em seu volume máximo. Os pescadores solicitaram do próximo Governo um compromisso de apoio na aquisição de um caminhão frigorífico e na instalação de uma fábrica de gelo.

Bocalom afirmou que, uma vez no Governo, os  setores produtivos como a pesca vão contar com o apoio e assistência técnica necessária, principalmente porque vão  fazer parte do esforço oficial  de recuperação da produção local. “A pesca vem dando exemplo de aumento de produção local e garantia de produto de qualidade a preços acessíveis  o ano inteiro”. Os pescadores querem ainda  consolidar o desenvolvimento em nível estadual da piscicultura de manejo, já em estágio avançado em muitos municípios acreanos. O candidato reiterou que seu Governo vai concentrar sua atenção e preocupações principalmente para os mais pobres, “já que afinal são quem mais precisa das  ações de Governo”. Por seu lado, Flaviano Melo, candidato a reeleição à Câmara Federal (PMDB) lembrou  aos pescadores de seu esforço juntamente com Sérgio Petecão para garantir a realização do referendo cerca do novo fuso. “Felizmente conseguimos garantir ao povo o direito de escolher livremente seu fuso horário”.

Cooperativa de Castanha - Ao final da reunião, os candidatos ainda ouviram dos pescadores e do povo em geral a solicitação da construção de um novo cemitério e da instalação de um Instituto Médico Legal (IML) no município. Depois de uma breve reunião na casa do candidato a estadual Gilberto Diniz, (PTdoB), os candidatos da Coligação  foram visitar uma cooperativa de manejo que  emprega  cerca de 80 mulheres quebradoras de castanha. Em fase de treinamento para seleção, cada trabalhadora produz cerca de 15 a  18 quilos/dia de castanha descascada, mas a idéia é que a produção chegue a 20 quilos/dia em muito breve.
As operárias-mulheres recebem por produtividade (cerca de R$ 1,20 o quilo) e se disseram muito contentes com a chance de garantir renda  para a família. Instalada em Sena Madureira pelo deputado Mazinho, a idéia é criar mais 7 galpões e garantir mais de 400 empregos diretos no município.

Bocalom elogiou a iniciativa e disse estar feliz “por ver tanta gente trabalhando na cooperativa e colaborando diretamente no orçamento familiar”. Empolgado com a iniciativa, o deputado Sérgio Petecão garantiu emenda individual para a construção de uma creche para os filhos das operárias.