Eletrobrás identifica mais de 2,5 mil “gatos” em Cruzeiro do Sul

Maior incidência está no bairro periférico do Miritizal, mas ressalta o crime vem sendo praticado por todas as classes sociais.




Levantamento da Eletrobrás em Cruzeiro do Sul aponta furto de energia em 2,5 mil unidades consumidoras. Ainda conforme estimativa da empresa, em 2007 as perdas chegavam a 38% do que é consumido no município.



Segundo Marcelo Enes Braga, Coordenador de Combate a Perdas da Eletrobras, a estatal já mapeou diversos pontos onde há fraudes da rede de energia e a maior incidência está no bairro periférico do Miritizal, mas ressalta que o crime vem sendo praticado por todas as classes sociais.



Ainda segundo o coordenador, o bairro do Miritizal ficou entre os bairros com maiores índices de “gato”, pois o bairro fica as margens da cidade e devido a essas distância a fiscalização fica mais restrita.



Marcelo esclarece que foi feito um acordo entre a Eletrobras, o Ministério Publico e a Policia Federal que a partir de agora os consumidores infratores que são reincidentes no crime, além de pagar tudo o que consumiu durante o período que violou o sistema também responderá pelo crime de roubo de energia, com pena que pode variar entre de 1 a 4 anos de reclusão.



Fonte:

Juruá Online