Morador que jogar lixo na rua após a limpeza poderá ser multado em Sena

Executivo se baseia na Lei 0011/76 de 26 de Abril de 1976, que agora será cumprida com mais rigor.

Morador que sujar as ruas poderá ser multado/Foto: Wania Pinheiro
Morador que sujar as ruas poderá ser multado
A Prefeitura de Sena Madureira, através das Secretarias de Meio Ambiente, pretende tomar medidas drásticas ainda esse ano com relação aos moradores que depositam lixos ou entulhos nas ruas depois da realização da limpeza.

De acordo com um comunicado enviado ontem á imprensa local, a partir do dia 10 de julho quem cometer esse tipo de ação estará sujeito a multa que será estipulada pelo Código Tributário Municipal.


O executivo se baseia na Lei 0011/76 de 26 de Abril de 1976, que agora será cumprida com mais rigor. De acordo com o Secretário Municipal de Urbanismo, Juza Bispo, há vários anos a Prefeitura vem orientando os moradores, só que muitos insistem em desobedecer às normas.

– Não é admissível que a equipe da limpeza passe num dia fazendo serviço de capina e retirada de entulhos e no dia seguinte o morador esteja sujando a rua novamente – comentou.


Juza Bispo, Secretário de Urbanização/Foto: Ednaldo Gomes
Juza Bispo, Secretário de Urbanização
No comunicado, fica claro que jogar galhadas, capins, madeiras ou qualquer outro tipo de lixo ou entulho nas vias públicas precisa de uma licença prévia da Prefeitura. – Nós temos um calendário de limpeza que passa por todos os bairros e é divulgado com antecedência, portanto, não há razão para alguns moradores estarem procedendo dessa forma – finalizou.

Para Armando Moreno, presidente da União Municipal dos Moradores (Umamssem), essa iniciativa é importante. – A comunidade precisa se conscientizar de que a limpeza depende de todos nós, não sendo obrigação exclusiva da Prefeitura – destacou.


Ruas estão recebendo saneamento básico
Algumas ruas de Sena Madureira, como a Quintino Bocaiúva, que corta a cidade praticamente de um lado ao outro, estão sendo estruturadas com saneamento básico. Os bairros da Pista e Vitória também serão beneficiados.

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sena, Tanízio Sá, disse que os recursos destinados à obra somam cerca de R$ 600 mil, e foram liberados pela Sudam.


A Prefeitura de Sena está construindo mais de meio quilômetro de bueiroas, galerias e calçadas/Foto: Wania Pinheiro
A Prefeitura de Sena está construindo mais de meio quilômetro de bueiroas, galerias e calçadas/Foto: Wania Pinheiro
Só na Quintino Bocaiúva estão sendo construídos 691 metros de galerias e calçadas. – O que sem dúvida, irá melhor bastante a qualidade de vida dos moradores e o visual da cidade – observa Sá.

Tanízio diz que durante todo o verão a Prefeitura de Sena irá fazer 2.351 metros de galerias e calçadas em vários bairros, e que o prefeito Wanderley Zaire deverá ir à Brasília ainda este mês para tentar liberar convênios e emendas, que estão bloqueados devido a inadimplência da instituição junto a órgãos federais.


Rua Quintino Boiiúva está recebendo saneamento básico/Foto: Wania Pinheiro