EM AÇÃO: PF e Ibama deflagram operação 'Floresta viva' no vale do Purus

 A operação denominada "Floresta Viva" foi iniciada terça-feira, 08, através de uma ação conjunta entre Polícia Federal do Acre e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos naturais renováveis (Ibama). O começo dos trabalhos se deu pelo município de Sena Madureira que lidera, segundo levantamento, o ranking de áreas desmatadas no estado.
A operação que tem um caráter educativo traz como principal objetivo combater a questão do desmatamento e queimadas na região. Ao todo, 10 agentes da Polícia Federal e 03 fiscais do Ibama participam dos trabalhos.
De acordo com o Delegado de PF Harry Fábio Taveira, chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente no Acre, as ações de fiscalização nas áreas degradadas se baseiam em imagens captadas por satélites feitas anteriormente. Ele explicou que o equilíbrio do Meio do Ambiente é um dever de todos.
Ainda de acordo com o delegado, todas as cidades do Acre serão vistoriadas. "A operação floresta viva com foco principal no combate as queimadas e desmatamento começou pelo vale do purus, mas será expandida aos outros municípios do estado," mencionou.
A operação também focalizará a questão da caça ilegal e a captura de animais silvestres. Depois de Sena Madureira, os agentes da PF e ficais do Ibama se deslocarão a Manoel Urbano e posteriormente a cidade de Santa Rosa do Purus. No cronograma, os principais locais inspecionados são as unidades de conservação e os projetos de assentamentos.
Apesar de ser de caráter educativo, quem for flagrado cometendo algum tipo de crime ou infração estará sujeito á multa. Além disso, cometer crime ambiental pode resultar em até 4 anos de prisão para o acusado.
Agricultura de Subsistência
O delegado Harry Fábio Taveira explicou também sobre a questão dos agricultores de subsistência. Segundo ele, ao contrário do muitos imaginam, não existe liberalidade total para exploração da área. "O recomendável é que as pessoas procurem os órgãos ambientais e adquiram as licenças para que não cometam nenhuma ilegalidade," finalizou. 


Os agentes acompanham in loco as mais diversas situações.
Fotos: Cedidas pela PF
Reportagem: Edinaldo Gomes 
Fonte: