Brasil faz 3 a 1 na Costa do Marfim e está nas oitavas de final

ANDRÉ RIGUE - estadão.com.br
Eduardo Nicolau/AE
Eduardo Nicolau/AE
Luis Fabiano arremata para o gol após dar dois chapéus
A seleção brasileira está nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Com show do atacante Luis Fabiano, o Brasil derrotou a Costa do Marfim por 3 a 1, e chegou à liderança do Grupo G com seis pontos - apesar de Portugal e Coreia do Norte se enfrentarem na manhã desta segunda, a equipe de Dunga está matematicamente classificada.
Veja também:
link GALERIA - Imagens de Brasil x Costa do Marfim
especial CRONOLOGIA: Copa, dia a dia
tabela TABELA - Jogos | Classificação | Simulador |
O Brasil demonstrou mais entrosamento no meio de campo. Apesar da expulsão, Kaká foi mais participativo e conseguiu criar boas jogadas com Elano, diferente do ocorrido na vitória na estreia contra a Coreia do Norte. Luis Fabiano esteve melhor posicionado e conseguiu marcar dois gols, o que encerrou o jejum de seis partidas sem balançar as redes pela seleção brasileira.
Com a classificação garantida, a seleção brasileira agora ficará de olho no rival das oitavas de final. Para confirmar a liderança do grupo, o Brasil precisará de um empate no confronto contra Portugal, no dia 25, às 11 horas. Com a liderança, enfrentará o segundo colocado do Grupo H, que tem Suíça, Chile, Espanha e Honduras.
No jogo deste domingo no Soccer City, o técnico Dunga colocou em campo a mesma equipe que venceu a Coreia do Norte. Logo no primeiro lance, Robinho quase marcou um golaço. No primeiro minuto, o camisa 11 recebeu passe de Kaká, viu o goleiro Barry adiantado e arriscou de fora da área. A bola passou perto do gol.
Com maior posse de bola, o Brasil jogou com cuidado, de olho nos erros africanos. A Costa do Marfim, mesmo com o atacante Drogba, não fez muita coisa a não ser cruzar bolas na área. No mais, Sven-Goran Eriksson tentou reforçar a marcação para anular Kaká e Robinho. Mas a marcação africana, muitas vezes violenta, sucumbiu diante do talento brasileiro.
O primeiro gol do Brasil chegou aos 25 minutos do primeiro tempo. Robinho tabelou com Luis Fabiano, que devolveu para Kaká. O camisa 10 ganhou da marcação e enfiou na área para o 'Fabuloso'. Para afastar o jejum, Luis Fabiano soltou a bomba com o pé direito, cruzado, e estufou as redes da Costa do Marfim. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)
Na história das Copas do Mundo, o Brasil sempre ganhou de rivais africanos nos seis confrontos com o deste domingo em Johannesburgo. A vitória da seleção brasileira diante da Costa do Marfim foi ampliada no segundo tempo. Aos 6 minutos da etapa final, Luis Fabiano fez um gol fantástico.
O camisa 9 recebeu na entrada da área, deu dois chapéus, deixando para trás Touré e Zokora. O atacante ainda ajeitou a bola com o braço antes de chutar com o pé esquerdo para o fundo das redes. O árbitro francês Stephane Lannoy validou a jogada, mesmo ao demonstrar dúvida sobre a utilização do braço. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)

 Brasil Brasil 3
Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká  (Ramires); Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga
 Costa do Marfim Costa do Marfim 1
Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene ; Yaya Touré, Tiote , Eboue (Romaric) e Dindane (Gervinho); Kalou (Keita ) e Drogba
Técnico: Sven-Goran Eriksson
Gols: Luis Fabiano, aos 25 minutos do primeiro tempo; Luis Fabiano, aos 6, Elano, aos 17, e Drogba, aos 34 minutos do segundo tempo
Árbitro: Stephane Lannoy (França)
Público: 84.455 torcedores
Estádio: Soccer City, em Johannesburgo (África do Sul)
A Costa do Marfim ficou completamente batida. O terceiro gol brasileiro surgiu aos 17 minutos do segundo tempo. Em bela jogada, Kaká levou pela esquerda e cruzou. Elano apareceu livre na pequena área e mandou para o fundo das redes - foi o segundo dele na Copa do Mundo. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)
Elano machucado. Dois minutos depois de marcar o gol, Elano levou a pior em disputa com Tiote - o marfinense deixou a perna de forma desleal e acertou o brasileiro. O meia foi substituído por Daniel Alves e deixou o campo carregado. O camisa 7 passará por exames para saber se a contusão é grave.
Bobeada na marcação. Contra a Coreia do Norte, o Brasil falhou na marcação no final. Um novo erro foi registrado neste domingo. Aos 34 minutos, Touré cruzou da esquerda. Drogba cabeceou no canto esquerdo de Julio Cesar e marcou o único gol marfinense - o primeiro de um africano contra o Brasil na história das Copas. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)
Kaká expulso. Os minutos finais da partida foram quentes. Com a má atuação do árbitro Stephane Lannoy, os jogadores abusaram da violência. Revoltado com tantas entradas duras, Kaká recebeu dois cartões amarelos e acabou expulso - o segundo por deixar o braço em Keita. Ficará de fora do confronto contra Portugal no último jogo pelo grupo.