Vereadores reprovam prestação de contas da ex-prefeita Toinha Vieira

Na sessão realizada nesta terça-feira, sete dos nove parlamentares acompanharam o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), reprovando a prestação de contas da ex-prefeita.

A 28ª sessão deste ano realizada na manhã desta terça-feira (23) na Câmara de Vereadores de Sena Madureira foi reservada para a votação da prestação de contas da ex-prefeita e atual deputada estadual, Toinha Vieira (PSDB), referente ao exercício de 2003.

Por volta de 10:10 horas, o presidente da câmara, Biléu do Incra (PR), colocou a matéria em votação. Nominalmente, cada vereador proferiu seu voto. Sete dos nove parlamentares acompanharam o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), reprovando a prestação de contas.


Os vereadores Josandro Cavalcante (PSDB) e Zenil Chaves (PPS) se abstiveram da votação. Josandro Cavalcante, inclusive, chegou a pedir vistas da matéria, mas teve a solicitação indeferida.

Ele disse que se absteve por ter notado algumas irregularidades por parte da mesa diretora do poder legislativo.


“Não foi cumprido o prazo regimental e também não foi dado o prazo que a ex-prefeita precisa para apresentar sua defesa. Irei ingressar com um mandado de segurança em relação ao meu pedido de vistas da matéria, já que o regimento interno não foi cumprido”, ressaltou.


“Pau que bate em Chico, bate em Francisco”
Cavalcante também salientou tratar-se de um julgamento meramente político e lembrou que o ex-governador Jorge Viana (PT) teve sua prestação de contas rejeitada pelos mesmos motivos, e posteriormente a mesma foi reconsiderada.

“Para mim, pau que bate em Chico, bate em Francisco. Por quê reconsideraram a prestação de contas do ex-governador e da Toinha não?”, questionou.


O vereador Zenil Chaves (PPS), por sua vez, informou que era o relator da matéria e absteve-se de votar porque os trâmites legais não foram seguidos.


“Como relator, precisaria ter nas mãos a defesa de Toinha Vieira para emitir o meu parecer e isso não aconteceu. O tempo regimental não me foi dado, por isso, não tive como votar”, justificou.


Presidente da Câmara diverge com os colegas
Já o presidente da Câmara, Biléu do Incra (PR), divergiu de seus colegas parlamentares e garantiu que os prazos foram obedecidos.

“Desde o dia 26 de junho esta matéria tramita na câmara. Nós fomos pressionados para colocar em votação antes das eleições, mas tivemos o cuidado de não fazer isso. Todas as prestações de contas que tramitam aqui nesta casa serão votadas até o dia 31 de dezembro. Os prazos foram cumpridos”, ressaltou.


Segundo parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a prestação de contas da ex-prefeita Toinha Vieira referente ao ano de 2003 foi rejeitada em face de naquele ano não ter sido aplicado o percentual mínimo de 25% dos recursos na educação. De acordo com o que foi colocado, 22,56% foram utilizados.


Em sua defesa, Toinha Vieira enfatizou que o que faltou foi compensado no ano seguinte. Mesmo assim, o argumento não foi aceito.


Votaram a favor do parecer do TCE: Pitel Brito (PMDB), Mano Rufino (PR), Caju Diniz (PTdoB), Dinho Nascimento (PT), Wanderlei Zaire (PSD), Alex Sales (PC do B) e Biléu do Incra (PR). Josandro e Zenil se abstiveram de votar.


Edinaldo Gomes


Fonte:
Contilnet