Obras da OCA em fase final


Antonio Francisco vai poder contar para os filhos e netos que trabalhou na construção da OCA - Organização das Centrais de Atendimento ao Cidadão de Rio Branco desde o início do projeto.
Construoes_oca

Quando chegou para integrar a equipe

composta por centenas de profissionais contratados das empresas da construção civil do Acre, há dois anos e meio, o carpinteiro lembra que a obra estava na fase inicial.
Com previsão de inauguração para outubro deste ano, o prédio abrigará nos quatro andares distribuídos em 10 mil metros quadrados 26 instituições municipais, estaduais, federais e o Poder Judiciário, que estarão responsáveis por prestar serviços de promoção da cidadania, como expedição de documentos.

Construída na confluência da rua Quintino Bocaiúva com a avenida Brasil, na região central de Rio Branco, a obra está orçada em R$ 15 milhões. De acordo com Roberta Rocha, secretária adjunta de Obras, nesta fase estão sendo realizadas as instalações e acabamentos da parte interna do prédio. Já na área externa o trabalho é de movimentação de terra e de fechamento com brises e vidros.

Antonio Francisco é um dos trabalhadores de uma das cinco empresas que atuam simultaneamente durante a realização dos serviços de finalização da obra. São pedreiros, carpinteiros, serventes, eletricistas, pintores e armadores, totalizando 180 pessoas em atividade. Consciente da importância da obra, ele reconhece o quanto o novo serviço irá facilitar a vida dos cidadãos. "Outro dia fui em três cartórios pra conseguir tirar um documento.
A gente perde muito tempo com isso. A inauguração da OCA vai ajudar a resolver essas coisas mais rápido. Eu me sinto orgulhoso de trabalhar aqui", diz ele, que pretende levar os filhos menores para usar os serviços quando estes estiverem disponíveis.

O servente de pedreiro Cássio Queiroz, 22, está na obra há oito dias e foi informado pelos colegas sobre a função do edifício. "Eu não sabia que esse prédio ia ser tão importante, mas pelo que me disseram vai ajudar muito o trabalhador, não é?". O pedreiro Acleiton Barbosa explica para o novo colega que "todos vão perder menos tempo com a burocracia".
A Secretaria de Gestão Administrativa, mantenedora do serviço em parceria com várias instituições, estima que pelo menos 400 servidores irão atuar na central de modo integrado, oferecendo diversos serviços com a emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidões de nascimento, casamento e óbito entre serviços dos cartórios, por exemplo. A diretora da OCA, Sídia Gomes, informa, entretanto, que nem todos os serviços serão gratuitos. "Algumas instituições irão manter as taxas que já cobram por seus serviços habituais."

Além de realizar atendimento em 200 pontos ao mesmo tempo, o OCA permite ainda o atendimento eletrônico, via internet, e através de um call center com ligação gratuita. A estimativa é de que cinco mil atendimentos serão efetivados diariamente.
Estarão integrados órgãos municipais, estaduais e federais como os Correios, Procon e Defensoria Pública. Uma unidade piloto da OCA já funciona no Parque da Maternidade e realizou desde novembro de 2008 até agora mais de 100 mil atendimentos. "E lá temos apenas cinco instituições parceiras. Na nova sede serão 26", diz Sídia Gomes. (Agência Acre)