Navio naufragado no século passado é encontrado no Rio Iaco

O aposentado Antonio Almeida, que viaja pelos rios de Sena Madureira há muitos anos, acredita que no local onde estão essas embarcações podem ser encontrados vários objetos importantes para a história Agência ContilNet
Antonio Almeida mostra os restos do navio naufragado no rio Iaco
Antonio Almeida mostra os restos do navio naufragado no rio Iaco
O funcionário aposentado da Funasa, Antonio Pereira de Almeida, 62 anos, fez uma grande descoberta no mês de julho deste ano. Ele encontrou os restos de um navio no Rio Iaco que teria naufragado em 1942.

A embarcação, que está quase toda soterrada pela areia, pode ser uma das mais antigas que navegou no século passado no Alto Iaco levando mantimento para os seringalistas, e que retornava aos portos de Belém e Manaus transportando grande quantidade de borracha.

O navio, que afundou em um estirão do seringal Novo Natal chamava-se Poderoso, e pode ter batido com seu casco em algum tronco de árvore, o que é muito comum nos rios que banham a região de Sena Madureira.

No Iaco pode-se ver também os restos de outros navios que afundaram no século passado. O Curuçá, por exemplo, está apenas a uma hora de barco da cidade. Outro que pode ser visto é o navio Guanabara, que afundou entre os seringais Canari e Palmares.

O aposentado Antonio Almeida, que viaja pelos rios de Sena Madureira desde a sua adolescência, acredita que no local onde estão essas embarcações podem ser encontrados vários objetos importantes para a história do Acre.

Ele diz que se houver interesse das instituições governamentais ou empresas privadas em fazer um trabalho de escavação em busca de objetos antigos, seria um voluntário, juntamete com outras pessoas interessadas na história antiga de Sena Madureira. “Seria uma honra muito grande participar de uma expedição dessa natureza. Se eu tivesse dinheiro já estaria lá prestando esse serviço à história acreana”, garante.

Pedaços de madeira retirados do navio por Antonio Almeida encontram-se ainda com pregos e outro tipo de fixador que parecem ter sido fabricados com bronze. Outros equipamentos, que também resistiram às barrentas águas do Iaco, estão guardados na casa de Almeida.

'Seu Passinho' diz que navio naufragou em 1910
‘Seu Passinho’ tem outro nome para o navio encontrado no Iaco
A Agência ContilNet esteve na casa de um dos homens que mais conhece o Rio Iaco para saber mais sobre o navio encontrado pelo aposentado Antonio Almeida. Manoel Passos da Silva, 85, o ‘Seu Passinho’, morou quase 50 anos no seringal Guanabara e em outras localidades do Iaco, onde cortava seringa para sustentar a numerosa família.

Ele disse que seu pai falava do navio que afundou no seringal Novo Natal, e pelo que lembra, o nome da embarcação era Adamastor. “Tenho uma boa memória, e esse navio afundou em 1910, quando eu nem era nascido”, afirma.

Apesar da idade avançada, ‘Seu Passinho’ continua viajando em seu pequeno e confortável barco nos rios de Sena Madureira. Entre os quatro que banham a município, ele prefere o Iaco, o rio onde passou quase toda sua vida.

O autor da descoberta, Antonio Almeida, disse que vai procurar pesquisadores da Universidade Federal do Acre para tentar descobrir mais sobre a história do navio encontrado no seringal Novo Natal.