Pescadores alertam sobre mortes misteriosas de peixes no Rio Acre

Colonos e pescadores da Comunidade Arraial do Burros denunciaram acontecimento as autoridades responsáveis pelo Meio Ambiente.

Colonos e pescadores da comunidade Arraial do Burros, localizado no km 86 da BR-317 (Estrada do Pacífico), na fronteira do Acre com a Bolívia, estão assustados com a mortandade de peixes na região.

O fato foi comunicado as autoridades do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) que estiveram na localidade no final de semana para verificar a veracidade da denúncia. Depois de horas percorrendo trechos de carro e barco, chegaram ao local, onde foi constatada a morte de peixes no Rio Acre.

Vários tipos da espécie estavam mortos, apodrecendo espalhados em diversos pontos. Outros foram encontrados sem forças para nadar, buscando oxigênio. Os fiscais dos órgãos fotografaram e filmaram a situação observada.

Durante a visita um peixe foi aberto e verificou-se que em seu interior que alguns órgãos estavam com manchas de cor amarelada. Muitos estavam com a parte interna deteriorada, o que deixa aberta a possibilidade de que algum tipo de produto químico pode ter sido jogado no Rio.

Todo o material coletado será encaminhado a um laboratório para ser investigado em busca de desvendar o que está causando a morte dos peixes. Uma alternativa que foi cogitada e não está sendo descartada é a falta de oxigênio.

Neste período do ano, o verão amazônico faz com que o Rio Acre tenha uma vazante muito grande em determinado pontos. Os peixes mortos já estão chegando às imediações da cidade de Brasileia.

Fonte: