Ponte sobre o Rio caeté continua submersa as águas

Pelo sexto dia seguido a ponte de madeira construída pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), na altura do km 10 da estrada de Manoel Urbano, amanheceu coberta pelas águas do Rio Caeté. Quem trafega pelo local está enfrentando dificuldades, apesar de ter sido colocada uma catraia para a passagem dos moradores.

A demora é um dos principais entraves vivenciados. Segundo relato de populares, a cheia repentina do Rio pode ter sido motivada por um repiquete no Igarapé Maloca, que deságua no caeté. A expectativa era de que hoje pela manhã fosse apresentado algum sinal de vazante, mas nenhuma diminuição no índice pluviométrico foi registrada.

A Construtora Cidade LTDA (responsável pela obra de construção da ponte de alvenaria do Caeté), colocou uma embarcação para garantir o acesso das pessoas. A catraia funciona das 7h às 20h. Depois desse horário, passar para o outro lado só é possível se for a nado.

De acordo com Zé Carlos, representante do Deracre em Sena Madureira, quem pretende viajar ao longo da BR-364 está conseguindo porque do outro lado existem Toyotas que fazem a baldeação de passageiros.

Os moradores, sobretudo de Manoel Urbano, aguardam com muita ansiedade a vazante do Rio. É que no próximo dia 14, a cidade vai comemorar 34 anos de fundação e os munícipes aguardam um grande número de visitantes, principalmente de Sena Madureira.

– Só que do jeito que se encontra a travessia ficará difícil o deslocamento das pessoas – comentou o autônomo Zildo da Silva.

A ponte construída em madeira sobre o Rio Caeté foi uma alternativa encontrada pelo Deracre para não deixar a população isolada via BR-364, uma vez que a ponte em alvenaria apresentou problemas e foi interditada por oferecer riscos de desabamento.